Bijutaria - Conservação

Mesmo não sendo jóias, algumas peças têm significado especial para nós e todas as dicas são úteis para que durem muito tempo.

Ao usar perfumes, óleos, cosméticos espere uns minutos, antes de colocar a sua bijutaria, deixe que a pele os absorva pois estes deixam a bijutaria sem brilho e podem estragar o banho dos metais.

Evite tomar banho, lavar as mãos, ir à piscina ou à praia com a sua bijutaria (principalmente se tiverem Strass, pedem descolar e perder-se). Evite também o contacto com a areia, produtos de limpeza e produtos químicos. Tenha cuidado com os produtos para cabelo como tintas e produtos de alisamento que mancham as peças, pode acontecer mesmo com o cabelo seco.

Limpe a sua bijutaria periodicamente. Para a limpar nada melhor que uma flanela limpa pratas (à venda nos hipermercados), não use em caso algum produtos abrasivos/corrosivos para limpeza de metais (pois não são próprios para o efeito e será “pior a emenda que o soneto”), não tente limpar com esponjas ou colocá-las de molho com produtos domésticos.

Guarde, se possível, separadamente em caixinhas ou saquetas (de preferência de veludo, é mais suave e não risca), ficam mais protegidas de riscos, oxidação, embaraço entre peças, quebras, etc., pode colocar um pedaço de giz escolar branco no estojo ou porta-jóias, ele absorve a humidade e evita que as peças escureçam ou fiquem baças.

Guarde fios, colares, gargantilhas e pulseiras sempre fechados, para evitar que embaracem e rebentem.
Anéis com penduricalhos ou mais delicados tenha atenção ao levar as mãos aos bolsos, ao vestir casacos e tenha atenção ao tipo de tarefas que desempenha com as mãos.
Evite guardar os brincos uns sobre outros pois além a correr o risco de embaraço, no caso dos brincos de espigão estes podem estragar/partir (o espigão) com o peso exercido sobre eles.
Antes de usar qualquer peça teste os fechos, para garantir que não as vai perder.
Não durma com as peças, pode magoar-se e magoar a sua bijutaria.

Evite deixar a bijutaria muito tempo junto a lâmpadas, pois oxida mais rapidamente.
Evite deixar a sua bijutaria ao alcance das crianças e amiguinhos de quatro patas.
Evite deixar cair a sua peça, esta pode amolgar, vincar, partir, pode causar danos irreversíveis.
Evite desenvolver actividades que possam, à partida, colocar em risco a sua bijutaria, ex: actividades domésticas, carregar pesos, praticar deporto, jardinagem, natação…
Tenha reticências em emprestar sua bijutaria, pois, não saberá se virá em iguais condições, assim preserva a sua bijutaria e a também amizade.